Cateter Duplo J

Last Updated on

agosto 21st, 2023 03:25 pm

O QUE É O CATÉTER DE DUPLO J?

O cateter duplo J um dispositivo flexível tubular de 26 a 30 cm de comprimento, possuindo as extremidades curvadas (em J, e por isso é chamado de duplo-jota ou 2J) ou enroladas. Este mecanismo permite que o cateter permaneça no seu lugar após a sua colocação.

O cateter duplo J é geralmente feito de um material macio e flexível, como silicone ou poliuretano, o que permite uma inserção e remoção mais cômoda. Esse dispositivo é usado em uma variedade de condições, incluindo casos de cálculos renais, estreitamento do ureter, preservação causada por neoplasias ou infecções, bem como após procedimentos cirúrgicos urológicos, como a cirurgia de retirada de pedras, como a ureterolitotripsia, a nefrolitotripsia percutânea ou a reconstrução do trato urinário.

Ele tem a função de auxiliar a passagem da urina pelo local operado, principalmente nos casos em que há edema local, seja decorrente da própria doença calculosa ou mesmo pela manipulação cirúrgica.

QUAL O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO CATETER DUPLO J?

O tempo de permanência do cateter duplo J varia de acordo com a condição do paciente e a razão para a sua colocação. Em alguns casos, pode ser necessário mantê-lo por algumas semanas ou meses, enquanto em outros casos, pode ser removido após um curto período de tempo, porém, idealmente, o cateter deverá ser retirado ou substituído num período entre 4 a 8 semanas, para evitar calcificações e/ou infecções.

Para procedimentos rápidos, como o tratamento de cálculos renais, o cateter costuma ser retirado entre 7 a 10 dias (ou menos) dependendo de cada caso. Em pacientes em tratamento para câncer, existem cateteres especiais com tempo de permanência prolongado de até 12 meses.

A presença do cateter duplo J pode causar alguns desconfortos temporários, como dor ou sensação de urgência, mas esses sintomas geralmente diminuem com o tempo. É importante seguir as instruções do médico quanto aos cuidados e à manutenção do cateter, incluindo a higiene adequada e as realizações de exames de acompanhamento

A remoção do cateter duplo J geralmente é realizada de forma simples, sem necessidade de anestesia. O médico utiliza um cistoscópio para localizar e agarrar a extremidade do cateter na bexiga e, em seguida, puxa-o suavemente através da uretra.

É comum a ocorrência de pequenos sangramentos após a retirada do catéter, ou mesmo um desconforto leve durante a micção. Estes sintomas são facilmente controlados com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios por um curto período de tempo. Em alguns casos pode ser necessário a utilização de antibióticos por alguns dias após o procedimento. Para facilitar ainda mais a retirada do catéter seu urologista pode colocar um pequeno fio de nylon preso na extremidade do cateter. O fio é exteriorizado pela uretra e fixado com esparadrapo na parte interna da coxa. Através da tração delicada deste fio é possível remover o cateter sem a necessidade de introduzir a micro câmera diretamente na bexiga.

POSSO TER RELAÇÕES SEXUAIS ENQUANTO ESTIVER USANDO O  CATETER?

Relações sexuais não são contra indicadas em pessoas que usam o cateter duplo J. Entretanto, evite segurar o desejo miccional por muito tempo, assim como evitar atividades físicas intensas como corridas e pedaladas extenuantes. Pode ser necessário a utilização de antibióticos e medicações anti-inflamatórias durante o uso do dispositivo.

O CATETER DUPLO J CAUSA DOR?

O desconforto durante o uso do Cateter Duplo J é comum, mas geralmente suportável, com relatos de sensação de peso ou desconforto nas costas e na região baixa do abdômen. Caso surja febre, mal-estar geral, calafrios, perda do apetite ou desconforto intenso para urinar, é fundamental que a equipe médica seja informada. A pielonefrite aguda pode ser uma complicação relacionada à utilização do cateter. Felizmente é um evento raro e responde muito bem ao tratamento estabelecido.

Mais Artigos

Iniciar conversa