Vasectomia
O QUE É A VASECTOMIA?
É a cirurgia esterilizadora masculina.
COMO A CIRURGIA É FEITA?
É realizada com anestesia local e em regime ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta logo após o procedimento. Através de uma incisão de cerca de 8 mm, o ducto deferente, o qual é o canal que transporta os espermatozoides do testículo até a uretra, é seccionado e ligado com fio cirúrgico.
Recentemente foi aprovada uma lei que reduziu para 21 anos a idade mínima de homens para a esterilização voluntária e não há mais a exigência do consentimento do cônjuge. Homens com dois ou mais filhos podem realizar o procedimento mesmo com menos de 21 anos.
VASECTOMIA E DISFUNÇÃO SEXUAL TEM ALGUMA RELAÇÃO?
Não tem qualquer relação. Esse tabu talvez seja o principal impeditivo para que mais homens procurem por esse método comprovadamente segura e de baixo custo, quando comparada a laqueadura tubária na mulher.
A vasectomia não interfere na função erétil ou potência sexual, pois os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção peniana não estão envolvidos nesse procedimento. O volume do líquido ejaculado (líquido seminal) reduz de modo quase imperceptível nos homens vasectomizados.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS?
Após a cirurgia da vasectomia, é necessário um repouso por alguns dias a fim de evitar hematomas ou infecções. Sugerimos um período de 8 dias de abstinência sexual após o procedimento.
Sempre orientamos o casal de manter os métodos contraceptivos até pelo menos 20 ejaculações após a vasectomia, pois ainda poderão existir espermatozoides viáveis acumulados nas vesículas seminais antes da cirurgia e assim determinar uma gravidez não programada.